
25 fev AMBIENTE FAIR 2020
Visitei pela primeira vez a Ambiente Fair, a maior feira de bens de consumo do mundo na área de artigos para mesa, cozinha, utensílios domésticos e de lazer, presentes, decoração de interiores e acessórios para o lar, que aconteceu de 7 a 11 de fevereiro, na cidade de Frankfurt, na Alemanha. Foi uma experiência conflitante, pois sai de lá impressionada com a grandeza e força do setor, e com questionamentos antropológicos sobre a sociedade atual e a sustentabilidade de tanta oferta.
Neste ano, a Ambiente 2020 cresceu para 4.635 expositores de 93 países, cobrindo 310.240 m² de área bruta, apesar do impacto do coronavírus, que fez muitas empresas de varejo alemãs e internacionais proibirem sua força de trabalho de viajar. E também por causa do Storm Ciara, que travou o tráfego aéreo e ferroviário por muitas vezes, deixando-os completamente paralisados em toda a Alemanha e Europa.
Os negócios seguiram, e cerca de 108.000 compradores de quase 160 países, foram para a Ambiente Fair buscar inspiração e adquirir produtos para suas novas coleções. Deles, 62% vieram de países de fora da Alemanha.
A grande novidade foi que a Ambiente se expandiu com um pavilhão, o Hall 6, totalmente dedicado a seção de restaurantes, uma área separada para a indústria de hotéis, restaurantes e catering, denominada de HoReCa. Lugar para os tomadores de decisão no segmento de hospitalidade, incluindo redes de hotéis, donos de restaurantes, linhas de cruzeiros e companhias aéreas.

Pavilhão HoReCa – Linha “Agua Viva Collection”, da marca portuguesa Val do Sol Ceramicas
Outro lançamento foi o Focus on Design, que vai apresentar o design expoente de um país escolhido, há cada ano, pela curadoria da feira. Nesta edição de estreia, o Brasil foi o homenageado com a participação de cinco designers brasileiros que apresentaram os seus trabalhos, numa área exclusiva. Participaram, com muito profissionalismo os designers Sergio Matos, Rodrigo Almeida, Brunno Jahara, Bianca Barbaro e Estudio Rain, de Mariana Ramos e Ricardo Innecco.

Sergio Matos

Rodrigo Almeida

Bianca Barbato

Brunno Jahara

Estudio Rain
Tradicionalmente a Ambiente faz uma confraternização, que neste ano trouxe o tema “One Night Rio”, com direito a escola de samba e comida brasileira. Tudo lindo e muito bem produzido, com a exibição de gigantescas imagens das nossas riquezas naturais e arquitetônicas. A noite teria sido perfeita, se a organização, ao invés de chamar os designers brasileiros homenageados ao palco, não tivesse convidado as dançarinas brasileiras, vestidas com o traje de ‘madrinhas de bateria’, a ficarem ao lado do executivo da feira, que não se conteve, e ficou elogiando os ‘atributos das mulheres’… Atitude, e gafe, imperdoáveis nos tempos de hoje.

Festa One Night Rio
Mas um ponto a se destacar na Ambiente 2020 é a área de mega-tendências em sustentabilidade, desempenhando um papel pioneiro na indústria, segundo a Messe Frankfurt, organizadora da exibição. Eles produziram apresentações e eventos informativos em parceria com cooperativas, a Organização Mundial do Comércio Justo (WFTO) e o MADE51, um projeto da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). A iniciativa desta edição teve como madrinha a top model alemã, Toni Garrn, idealizadora da Toni Garrn Foundation, focada na educação de meninas refugiadas. Além disso, a Ambiente Fair apresentou o seu Ethical Style Guide, uma lista com os expositores ambiental e socialmente responsáveis, que incluiu 314 empresas, de 49 países – 27% a mais que no ano passado.

Jorg Bombach (moderador talk), Toni Garrn (top model), Detlef Braun (diretor-executivo Ambiente)
Participaram da Ambiente 2020 diversas empresas brasileiras. Veja o stand de algumas das expositoras nacionais:

Abup apresentou várias marcas associadas – Apex Brasil

Linha buffet Fiori – Riva

Stand das marcas St. James e Cristal Strauss

Porto Brasil

Zanatta Casa

Nadir Figueiredo

Oxford

Tramontina
Seguem os lançamentos que mais me chamaram a atenção na Ambiente Fair 2020:

Coleção GinGin – Massimo Lunardon

A linha de Jacques Pergay é produzida 100% à mão, e cada produto leva em média sete dias para ficar pronto, após passar por 17 etapas

Vaso Botanuim – conta com um sistema de rega automática

Versace Jungle Animalier Collection – inspirado na coleção da Versace de primavera-verão 2020, e no livro da família “South Beach Stories” – Rosenthal

Coleção Zadig de 1970, de Emilio Pucci relançada pela Rosenthal

Chaleira Jacqueline – design de Innocenzo Rifino e Lorenzo Ruggieri para Bugatti – No aplicativo da marca é possível fazer as suas configurações, como definir temperaturas e horários durante a semana

Coleção In Organic, feita artesanalmente, da marca portuguesa Nocal

Cerâmica artesanal da marca portuguesa Faiança Ramos

Alta tecnologia na produção de cerâmicas de luxo da marca italiana Arganesi
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