AMBIENTE FAIR 2020 | Living Design
663
post-template-default,single,single-post,postid-663,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive

AMBIENTE FAIR 2020

Visitei pela primeira vez a Ambiente Fair, a maior feira de bens de consumo do mundo na área de artigos para mesa, cozinha, utensílios domésticos e de lazer, presentes, decoração de interiores e acessórios para o lar, que aconteceu de 7 a 11 de fevereiro, na cidade de Frankfurt, na Alemanha. Foi uma experiência conflitante, pois sai de lá impressionada com a grandeza e força do setor, e com questionamentos antropológicos sobre a sociedade atual e a sustentabilidade de tanta oferta.

Neste ano, a Ambiente 2020 cresceu para 4.635 expositores de 93 países, cobrindo 310.240 m² de área bruta, apesar do impacto do coronavírus, que fez muitas empresas de varejo alemãs e internacionais proibirem sua força de trabalho de viajar. E também por causa do Storm Ciara, que travou o tráfego aéreo e ferroviário por muitas vezes, deixando-os completamente paralisados em toda a Alemanha e Europa.

Os negócios seguiram, e cerca de 108.000 compradores de quase 160 países, foram para a Ambiente Fair buscar inspiração e adquirir produtos para suas novas coleções. Deles, 62% vieram de países de fora da Alemanha.

A grande novidade foi que a Ambiente se expandiu com um pavilhão, o Hall 6, totalmente dedicado a seção de restaurantes, uma área separada para a indústria de hotéis, restaurantes e catering, denominada de HoReCa. Lugar para os tomadores de decisão no segmento de hospitalidade, incluindo redes de hotéis, donos de restaurantes, linhas de cruzeiros e companhias aéreas.

Pavilhão HoReCa – Linha “Agua Viva Collection”, da marca portuguesa Val do Sol Ceramicas

Outro lançamento foi o Focus on Design, que vai apresentar o design expoente de um país escolhido, há cada ano, pela curadoria da feira. Nesta edição de estreia, o Brasil foi o homenageado com a participação de cinco designers brasileiros que apresentaram os seus trabalhos, numa área exclusiva. Participaram, com muito profissionalismo os designers Sergio Matos, Rodrigo Almeida, Brunno Jahara, Bianca Barbaro e Estudio Rain, de Mariana Ramos e Ricardo Innecco.

Sergio Matos

Rodrigo Almeida

Bianca Barbato

Brunno Jahara

Estudio Rain

Tradicionalmente a Ambiente faz uma confraternização, que neste ano trouxe o tema “One Night Rio”, com direito a escola de samba e comida brasileira. Tudo lindo e muito bem produzido, com a exibição de gigantescas imagens das nossas riquezas naturais e arquitetônicas. A noite teria sido perfeita, se a organização, ao invés de chamar os designers brasileiros homenageados ao palco, não tivesse convidado as dançarinas brasileiras, vestidas com o traje de ‘madrinhas de bateria’, a ficarem ao lado do executivo da feira, que não se conteve, e ficou elogiando os ‘atributos das mulheres’… Atitude, e gafe, imperdoáveis nos tempos de hoje.

Festa One Night Rio

Mas um ponto a se destacar na Ambiente 2020 é a área de mega-tendências em sustentabilidade, desempenhando um papel pioneiro na indústria, segundo a Messe Frankfurt, organizadora da exibição. Eles produziram apresentações e eventos informativos em parceria com cooperativas, a Organização Mundial do Comércio Justo (WFTO) e o MADE51, um projeto da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). A iniciativa desta edição teve como madrinha a top model alemã, Toni Garrn, idealizadora da Toni Garrn Foundation, focada na educação de meninas refugiadas. Além disso, a Ambiente Fair apresentou o seu Ethical Style Guide, uma lista com os expositores ambiental e socialmente responsáveis, que incluiu 314 empresas, de 49 países – 27% a mais que no ano passado.

Jorg Bombach (moderador talk), Toni Garrn (top model), Detlef Braun (diretor-executivo Ambiente)

Participaram da Ambiente 2020 diversas empresas brasileiras. Veja o stand de algumas das expositoras nacionais:

Abup apresentou várias marcas associadas – Apex Brasil

Linha buffet Fiori – Riva

Stand das marcas St. James e Cristal Strauss

Porto Brasil

Zanatta Casa

Nadir Figueiredo

Oxford

Tramontina

Seguem os lançamentos que mais me chamaram a atenção na Ambiente Fair 2020:

Coleção GinGin – Massimo Lunardon

A linha de Jacques Pergay é produzida 100% à mão, e cada produto leva em média sete dias para ficar pronto, após passar por 17 etapas

Vaso Botanuim – conta com um sistema de rega automática

Versace Jungle Animalier Collection – inspirado na coleção da Versace de primavera-verão 2020, e no livro da família  “South Beach Stories” – Rosenthal

Coleção Zadig de 1970, de Emilio Pucci relançada pela Rosenthal

Chaleira Jacqueline – design de Innocenzo Rifino e Lorenzo Ruggieri para Bugatti – No aplicativo da marca é possível fazer as  suas configurações, como definir temperaturas e horários durante a semana

Coleção In Organic, feita artesanalmente, da marca portuguesa Nocal

Cerâmica artesanal da marca portuguesa Faiança Ramos

Alta tecnologia na produção de cerâmicas de luxo da marca italiana Arganesi

 

 

No Comments

Post A Comment